30.4.08

Genêro: Literatura fantástica

Deiv Martins é um rapaz de 18 anos, morador de São Paulo, que se divide entre o trabalho e a vida no subúrbio. Tudo o que mais quer é crescer profissionalmente e convencer a mãe a ter residência fixa, assemelhando-se aos jovens de sua idade, com vida simples e poucas novidades.

Até que um dia, tudo muda de forma inesperada, quando uma estrela cadente lhe atravessa a vida, caindo nas colinas, atrás de sua casa. A curiosidade o leva ao local da queda do corpo celeste e ali encontra um talismã com braços e pedras brilhantes, que lhe revela um segredo que mudará completamente sua vida.

E este mistério é o mesmo que o levará para um novo mundo, repleto de aventuras, desafios, criaturas místicas lendárias, magos, guerreiros, deuses e deusas: o reino de Thargor.






Image Hosted by ImageShack.us



Lordes de Thargor – Vale de Eldor é o primeiro livro de uma série de cinco, com lançamento previsto até o final do mês de Maio. A obra é um romance de literatura fantástica, com crescente interesse de público-leitor atualmente no Brasil.

O autor é o publicitário Roberlândio Pinheiro (pseudônimo Joshua Bhaar) que desde cedo escrevia pequenos contos e histórias, entre escola e trabalho, com narrativas que preenchiam as páginas de sua agenda escolar. Ele nos concedeu uma entrevista inédita, por email, para o nosso bloguim. Confira aqui:


Como surgiu LORDES DE THARGOR?

Graças a um feliz acaso. Desde os 15, 16 anos, eu costumava rabiscar contos e histórias, pequenos textos que narravam as peripécias de guerreiros poderosos e deuses fantásticos. Tempos depois, mostrei alguns contos a um amigo que sugeriu que os reunisse numa história maior. Achei a idéia bem interessante e a partir daí juntei várias pecinhas e estruturei um universo com princípio, meio e fim. E desde sua criação primordial até as raças que o habitaram, saltou diante dos meus olhos.

É baseado na cultura de algum povo? Alguma época?

Em todas as culturas e, ao mesmo tempo, em nenhuma delas. Um dos pontos que mais me fascinam na história humana é a constante busca pelo divino, pelo princípio criador. Deuses e deusas povoam o imaginário humano desde tempos remotos e, para cada um deles, criamos uma gama de significações, embora quase nunca estas manifestações tenham uma origem comum.

O maior influenciador de LORDES DE THARGOR ?

Não apenas ao longo da criação de Lordes de Thargor, mas durante a minha vida. Seria injusto nomear apenas um, mas dentre as fontes estão: Jonathan Swift, Garcia Márquez e seu insuperável dom de unir o cotidiano trivial da vida aos momentos mágicos que nos passam despercebidos, Marion Zimmer Bradley, Saramago e, claro, Tolkien.

E a sensação de escrever um livro no estilo de LORDES DE THARGOR?

É um exercício fascinante. Costumo dizer que até o oitavo capítulo eu tinha absoluto controle da história que estava criando, a partir daí, cada personagem ganhou vida própria e eu tiver que começar a acompanhá-los.

Em algum momento, você se insere na história?

Sim e não. O livro narra a história de um jovem comum e sonhador que, de repente, se vê envolvido por um mundo mágico que aparece do nada e vira sua vida de pernas pro ar. Talvez tenha a minha porção de jovem sonhador, mas minha participação não vai além disso.

Quais as dificuldades encontradas para um autor de obra de literatura fantástica publicar um livro do gênero no Brasil?

Todas as imagináveis. Creio que a primeira e maior delas é a errônea e generalizada crença de que brasileiro não gosta de ler. E principalmente, não gosta de ler livros de literatura fantástica. Outro grande problema é que não há obras deste gênero de renome no Brasil, o que faz com que as editoras não acreditem no potencial dos escritores nacionais e apostem suas fichas apenas em livros estrangeiros. Também há a questão do vácuo que existe entre o autor e as editoras. Quase todas às vezes este caminho é inexistente e muitos autores bons desistem no meio do caminho.

Qual a mensagem principal de LORDES DE THARGOR ?


Creio que a mensagem mais significativa deste primeiro livro é a questão da mudança e da responsabilidade que vem das escolhas que fazemos, que por mais difíceis que sejam, sempre se pode contar com a força da amizade e do companheirismo para superar as adversidades. Deiv enfrentará muitas mudanças em sua vida, mas encontrará também uma força para superá-las que jamais pensou que possuísse.







Para saber mais sobre o universo de Lordes de Thargor, clique aqui: Lordes de Thargor . Para mais informações, entre em contato: autor@lordesdethargor.com.


29.4.08

Do you believe??

Os nomes abaixo fazem parte de uma coletânea de médicos, extraídos de consultas, principalmente de pediatras, vistos em maternidade, consultórios e afins. Isto porque todo mundo precisa ir ao médico em algum momento de nossas vidas. E vamos ser sinceros, o brasileiro é um povo criativo, e resolve fazer arte até na hora de batizar seus filhos.

Bizarros ou não, divirtam-se. E se alguém quiser sugestões de nomes criativos, aí estão:


*Valdisnei:*
Um clássico. Homenagem ao grande Walt Disney.

*Myqueimausi*:
Deve ser filho do Valdisnei

*Usnavi:*
Filho de um fanático por navios americanos,
que apresentam a inscrição U.S. NAVY.

Caso famoso em Recife:
*Xerox *(pai),
*Fotocópia* (filha mais velha) e
*Autenticada* (filha mais nova)

*Merdalina*:
Pois é. Tem de tudo.

*Maiquel Edy Marfy*:
Seria Michael + Eddie Murphy?

*Maycom Géquiçom*:
Sem comentários

*Urinoldo Alequissandro*:
O médico que atendia este garoto o encaminhou para outro colega.
Não conseguia parar de rir ao associar o garoto com um urinol.

*Kevinson Junior* :
O nome do pai era Rafael


*Um Dois Três de Oliveira Quatro* :
Esse é famoso. É um agricultor potiguar.


*Jean Claude Van Dame da Silva*:
Um magrinho raquítico.


*Erripóter*:
A mãe não se chamava J.K Rowling.


*Darkson Stick Nick da Silva* :
Venceu um concurso promovido pelos médicos: O pior nome!


*Harlei David Son* :
Born to be wild!


*Uilikit e Uiliket*:
Gêmeos thundercats.


*Letisgo*:
Outro clássico. Let´s go, em versão tupiniquim.
Duro era gritar o nome para chamar para a consulta.


Eneaotil*:
Era mais fácil chamar de NÃO.


*Madeinusa*:
Exótico? Apenas a expressão MADE IN USA, junta.


* Mikarraquinem*:
Criança que adorava correr do banho.


*Free William da Silva* :
Free Willy legendado.


*João Lenão*:
Beatle tupiniquim

*Mari Onete*:
Ao contrário do que se pensa, foi sozinha à consulta.


Frankstein Junior*:
O pai se chamava João da Silva.


*Hotidogson*:
Nem o cachorro quente escapa da homenagem


* Milquesheiqueson*:
Qual era o sabor?


*Abias Corpus da Silva*:
Esse nunca iria preso.

25.4.08

Palavras


O conhecimento é orgulhoso por ter aprendido tanto;
a sabedoria é humilde por não saber mais.

William Cowper

22.4.08

Descobrimento do Brasileiríssimo Brigadeiro

Image Hosted by ImageShack.us


E o Brasil foi “achado” em 22 de abril de 1500, durante o período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha iniciaram o período da globalização mundial à procura de pimenta. Isto mesmo, pimenta! A especiaria, junto ao sal, valia tanto quanto ouro, fundamental na dieta e nos hábitos europeus da época, encontrada em larga escala nas Índias e muito utilizada na conservação e estoque da carne de animais.

E foi assim, que em 1500, chegava ao Brasil, dez naus e três caravelas portuguesas sob o comando do grande navegador Pedro Álvares Cabral - se bem que as màs línguas dizem que aquela tinha sido sua primeira viagem pelo mar.

Então, o descobrimento do Brasil pode ter sido coincidência? Necessidade? Sorte? Aventura? Ou acidente? Bem, isto eu não sei, vou deixar pra você pensar. Mas o que o brigadeiro tem a ver com isso? Talvez, se não fosse o Pedrão, como saber se chegaríamos a descobrir esta maravilha da culinária brasileira?

Para continuar nossa história sobre o descobrimento do Brasil e dos brigadeiros, a gente já pode dar um pulinho no tempo até chegar no período da II Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.

Durante aqueles anos, aqui no Brasil, houve grande racionamento de açúcar, leite e ovos. Até que uma senhora teve a idéia de misturar leite condensado a chocolate e EUREKA!!! Descobriu a gostosura. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, candidato às eleições presidenciais em 1945, cujo o slogan era: "Vote no brigadeiro, é bonito e é solteiro".

Delícia entre delícias, neguinho (mais conhecido no Rio Grande do Sul) ou brigadeiro foi descoberto tal qual o Brasil. Teria sido coincidência? Necessidade? Sorte? Aventura? Acidente?

Se não souber fazer o brigadeiro, também poderá procurar a receita no onisciente google.

19.4.08

Notícias da blogosfera: "Não ao analfabetismo"!

Image Hosted by ImageShack.us


A amiga Georgia, do blog Saia Justa, fez uma convocação um tanto nobre à nação de blogueiros, pedindo o apoio contra o analfabetismo brasileiro.

E ela fez barulho, minha gente!! Eu ouvi daqui do Rio de Janeiro. A galera blogueira correspondeu e já est'a chegando a marca de 100 adesões/postagens, com passagem até pela rádio Santa Cruz.

A iniciativa surgiu quando ela pediu ao seu filho para ler um historinha em português, antes dele dormir. A família de Georgia é brasileira-germânica, residente na Alemanha. Seria redundante escrever que eles conhecem as duas línguas, mas escrevi mesmo assim.

Só que a mãe se surpreendeu com a resposta dele: Mamãe, eu sei falar a sua língua, mas não sei lê-la e nem escrevê-la.

Como a cabecinha de Georgia não para (conhecemos bem), isto foi o bastante para que ela não dormisse direito durante a noite e assim decidiu ela mesma ensinar o português ao filho, concluindo em seu blog: A resposta bastou para me abrir os olhos e pensar que assim são milhares de brasileiros na minha terra, no meu país. São mais de 14 milhões de analfabetos acima de 15 anos.

Dias depois, ao ler o artigo do Ataíde Lemos, O Brasil foi reprovado em ciências, matemática e leitura, o comichão mental voltou e foi assim que surgiu a idéia de convocação para uma blogagem coletiva de muito sucesso.

Parabéns a Georgia pela iniciativa e aos blogueiros que aderiram à idéia. E tudo isto comprova que, hoje, somos uma classe de pensadores, não mais anônimos, que podemos e devemos através de nosso "pequeno" veículo de comunicação, lutar por ideais justos e com a boca no trombone, fazer muito barulho por aqui. É só querer!!!!

Outros indicadores sociais importantes:

- IBGE divulga indicadores sociais dos últimos dez anos




Eu, como sempre, atrasada nas blogagens coletivas, mas podem deixar que eu dou a notícia por aqui. Hehehehehehehe...

Beijo no coração

15.4.08

De caso com a poesia

Ciclo das águas
(Christiani Rodrigues)

Deixo-me afluir
entre-versos

navego letras
permito correntezas
de frases, vírgulas e pontos

livres de obstáculos
palavras escorrem nas águas claras
de um rio caudalosamente molhado

beiro seixos, movimento cascalhos
removo pedras de diamantes,
provindas de marés conflitantes

como se mexe uma xícara de café
meu ser ali desemboca

10.4.08

Sem letras

Amanhecer...

Nuno Sacramento


Foto de Nuno Sacramento
Clique na foto para vê-la em seu domínio original.

4.4.08

Retratação pública

Image Hosted by ImageShack.us

Faz tempo que não tenho um tempo sobrando, mas quem o tem? E por isso, estou cá e digo para os queridos, vou visitá-los todos. Ainda que demore um pouco, mas eu vou tentar colocar a leitura em dia, podem crer.

E hoje, tive de reconhecer que fui muuuito injusta com uma pessoa querida e tenho de me retratar, no mínimo publicamente, por tanto tempo sem acreditar nela: tive de pedir perdão à minha mãe.

Ah, querem saber por quê?

Pois é, a D. Ruth, sempre contou umas histórias miirabolantes...hehehe...tenho que reconhecer que parte do meu lado mais criativo veio dela, porque é cada uma história e se ela fosse blogueira, ah, meu amigo, certamente iria bombar de tanta visita...rs...

E o motivo da retratação é o seguinte: Há muito e muito tempo, há muitos e muitos anos (- Chega de enrolação, Chris!!)...ela conta uma historinha que eu chorei em sua barriga. Imagina, um feto chorando antes mesmo de nascer!!! Imagina, imagina... este feto era eu!!

E, claro, ela foi escarnecida até a segunda geração, mas hoje eu li algo incrível que deu um basta nesta incredulidade de mãe para filhos e ainda, comprovou tudo o que ela dizia...fiquei passaaaada!!!!


Aqui está a prova que a D. Ruth precisava...

Primeiro choro do bebê pode ser no útero materno


Mãããe, me perdoa!!!!!!
Buááááááááá, foi assim mãe!? Por favor, leiam o primeiro comentário feito por minha irmã...hehehehe...será que vou ter de acreditar em todas as histórias dela? Ela já voou sabia? Xiiii....


P.S. Puxa vida, e ainda tem gente que defende o aborto, Deus me livre!!