30.5.07

"Palavras Virtuais"

Image Hosted by ImageShack.us


“Querida R.


Sei que este papo era pra ter sido olho no olho, mas só conseguirei falar o que sinto se for por email,

Acontece que nos conhecemos em pouquíssimo tempo e eu não tinha a certeza de que era o casamento o que eu realmente queria, embora tenha 44 anos de idade como você sabe. Mas ainda não estou bem certo do meu lugar no mundo e nem o que quero da vida, então quando retornei a Curitiba, ao chegar em casa, compreendi que fiz mais uma idiotice, e esta idiotice, infelizmente, incluiu você.

Peço-te desculpas, mas vou pedir a anulação deste casamento impensado. Ainda não sei bem qual caminho a seguir judicialmente, mas pode deixar que vou conversar com um amigo meu, que é advogado, especialista nestas causas. Quanto as custas, a gente racha, tá?

A verdade é que foi pouco tempo para nos conhecermos, apenas três meses de namoro, noivado e o casamento na última sexta-feira, me deixaram um pouco confuso. A festa estava impecável, nunca vi noiva mais bonita, com tanta gente alegre. Mas, penso hoje, aqui em casa, que eu não queria me casar. Ainda bem que, uma de minhas qualidades, é ser um homem sincero. Digo ainda, o problema não foi com você, e sim, comigo.

Sendo assim, me perdoa, se pudesse reverteria toda a situação, mas como não me arrependo de nada do que fiz, aceite estas palavras virtuais como uma explicação do fim do nosso breve e curto casamento.

Não volto mais aí e pode ficar com os presentes ou dê para quem precisa, acho que é uma boa ação, né? Pelo menos isto.

Bjo

M.A.”





A história é verdadeira. Os nomes são abreviações fictícias. O casamento aconteceu numa sexta-feira e o email chegou na segunda. Ele teve de voltar à sua cidade, em outro estado, para pegar alguns objetos pessoais. Resultado destas “palavras virtuais”: a noiva está em tratamento psicológico, tentando se curar de uma terrível depressão que a atingiu desde então. E o carinha, ninguém sabe o seu final.

É!!!!
É????
E aí?
Quem merece isso?? Culpa do hedonismo latente?? Do aquecimento global que está fritando o cérebro das pessoas??...não sei...em alguns casos, fico estupefata ( ou seria assombrada ou atônita ou surpreendida ou dormente ou entorpecida ou sem palavras mesmo, acho que não sei).

26.5.07

De caso com a poesia

O Verdadeiro Semeador
Alain de Paula





Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us



Trecho do livro "À Margem da Iluminação", que será lançado no final do ano pelo poeta Alain de Paula aqui no Brasil, recebido exclusivamente por email. E eu que não sou boba nem nada, postei em primeira mão, aqui no nosso bloguinho.




Confidências

Agora vou falar:

Senti vontade de parar com o blog, conversei com alguns amigos e claro, que me disseram um sonoro N-Ã-O-til. Não!!!

Mas a vontade continuava, até que recebi um email de Alain de Paula, Boston - EUA, na semana passada, que me surpreendeu pelas palavras animadoras, honestas e sinceras e ao ler a poesia "O Verdadeiro Semeador" entendi que precisava continuar.

E agora, agradeço ao meu marido e amigos pelas palavras fortalecedoras. Obrigada Edinho, obrigada Lou (da Gruta ) e obrigada Alain e a todos que me visitam. A vontade já passou e aqui estou, colocando à mostra meus pensamentos.

Bom final de semana,
Beijo no coração,
e muita paz a todos
Chris

22.5.07

Quem avisa, amigo é

Não sei se alguém leu, mas se não leu, aqui está um pequeno trecho da entrevista feita com o psiquiatra Valentim Gentil Filho (professor da USP) concedida à revista Veja, número 17, cujo título é "A normalidade existe".

Há três anos, ele conduz um estudo no Hospital das Clínicas, em SP, sobre o tema: o funcionamento do cérebro das pessoas absolutamente normais. "Sim, de acordo com Gentil, elas existem, ao contrário do que prega o bordão segundo o qual “de perto, ninguém é normal”.

E o que mais me chamou atenção não foi o estudo em si, mas sim a declaração do doutor Gentil sobre o por quê deste mundo plantando bananeira (e fortaleci minha tese rs...), favor ler abaixo:

VEJA - O aumento da incidência das doenças mentais é assunto de um tratado científico que define a insanidade como “a praga invisível” da atualidade. Estamos vivendo uma epidemia de distúrbios psiquiátricos?

GENTIL – Acredito que seja exagero falar em epidemia. Só que, em vários países, houve um crescimento exponencial nas taxas de incidência de doenças mentais graves, como transtorno bipolar maníaco-depressivo, esquizofrenia e psicoses de uma maneira geral. Ninguém sabe exatamente por que isso está acontecendo, mas já temos pistas. Há estudos que mostram, por exemplo, que, entre os usuários de maconha na juventude, é quase três vezes maior o risco de surgimento de esquizofrenia. Também há indícios de que o abuso de álcool pode lesionar o cérebro – em especial, de quem começa a beber precocemente.

Para ler toda a entrevista clique aqui.


Ainda bem que para os leitores do De Ponta Cabeça isto não é nenhuma surpresa. Faz tempo (não sou professora da USP nem nada, rs...) que levanto minha voz profética e a faço ecoar pelos quatro cantos deste mundo louco mundo. Ainda bem que vocês estão sendo avisados e quem avisa amigo é...rs...

Eu já não tenho falado há muito tempo isso aqui? Verdade ou não? Já pedi até pra descer do ônibus...rs...ao contrário do Sr. Romário Gol 1000, nem pedi pra sentar na janela do coletivo...eu quero mesmo é descer dele...avisem ao motorista, por favor...rs...

Bjos meninos e meninas, reflitam e cuidem bem da saúde num todo, principalmente a mental...rs...

19.5.07

Sou eu

Puxa vida, à galera que me solicitou o post abaixo, me perdoem, mas só consegui fazê-lo hoje e sem mais demoras (como é difícil falar de mim...rs...), aí vai:

1 - Maior qualidade - A comunicação. Sem ela, eu não existiria. rs...

2 - Maior defeito - Querer agradar a todos e me culpar quando não consigo, além da teimosia tão original de fábrica. rs...

3 - Característica mais importante em um homem - Caráter e olha!!!...está em falta no mercado, andam até fazendo propaganda sobre isso, ensinando a passar adiante...vê se pode, não é De Ponta Cabeça?

4 - E em uma mulher - Caráter e feminilidade.

5 - O que mais aprecia nos amigos - O fato de gostarem de mim e me aceitarem como sou, mesmo que a gente quebre o pau em alguns momentos...rs....

6 - Atividade favorita é… garimpar palavras para uma poesia e cuidar da minha casa.

7 - Minha idéia de felicidade - Estar no melhor lugar do mundo, na minha casa com minha família ao meu redor.

8 - A maior das tragédias - Uma vida miserável longe de Deus. Ele é tão presente que penso, como podem as pessoas hoje conseguirem viver sem acreditar neste ser tão maravilhoso e bom. Como podem negar esta existência amiga, que consola, anima, fortalece e nos torna vitoriosos?

9 - Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo - Nunca pensei nisso, mas honestamente, gostaria de ser eu mesma.

10 - Onde gostaria de viver - Onde vivo, com todos os problemas, o Rio de Janeiro e Brasil. Amo demais este país.

11 - Cor favorita - Todos os tons do azul. E branco. A cor do céu.

12 - Uma flor - Girassol, olhando pro sol, bem aberta e grande!!! rs...

13 - Um pássaro - Azulão - já tive um, como nos davámos bem. Eu o encontrei dentro de minha cozinha, com o pezinho (ou patinha?) quebrada (já vivia em gaiola), cuidei dele, dei um paracetamol, coloquei um palitinho de dentes, imobilizando o seu pezinho (ou patinha?). Logo depois, ficou meu amigo, me pedia tudo e comia brigadeiro....rs...é verdade!!

14 - Autores preferidos - meus amigos blogueiros...rs...

15 - Poetas - Cecília Meireles, Mia Couto, Fernando Pessoa, Emily Dickinson, Robert Frost, Fernando Anitelli, Adélia Prado...etc, etc...são muitos mesmos...rs...

16 - Heróis de ficção - Homem-aranha.

17 - Heroínas na ficção - Xena, a princesa gerreira.

18 - Compositor favorito - Aqueles que não esquecem a poesia como: Sérgio Lopes, Ludmila Ferber, Moiséis Malafaia, Marcos With, Amanda Rodrigues, Beto Guedes, Marisa Monte, Flavio Venturini etc e etc.

19 - Palavra favorita - Alegria!!!

20 - Palavra que mais detesta - Qualquer xingamento.

21 - Pintores - Monet, Da Vinci, Matisse e minha cunhada Neide Rodrigues...rs...tenho vários quadros dela...rs...

22 - Personagens históricos que você mais despreza - Todos os ditadores que já se levantaram e foram assassinos.

23 - Dons naturais você gostaria de possuir - Voar...rs...

24 - Gostaria de morrer - Feito um passarinho...rs...sem dor...

25 - Atual estado de espírito - Estou empreendendo...rs...

26 - Qual é o lema da sua vida - "Continue a nadar, continua a nadar..."rs..., tal qual a Dóris, do desenho "Procurando Nemo"...rs...




A próxima postagem vai ser uma lista de coisas que estou fazendo ao mesmo tempo...ai...ai...

Bjossssssssss e bom final de semana.

12.5.07

De caso com a poesia

Impressione
Christiani Rodrigues


De jabuticabas era
aquele jardim
plantado à tarde
que caía fria

e eu, eu evoquei
o que de mais belo havia
esqueci-me do cinza
que rondava,
desconhecido

sim, de jabuticabas
era aquele jardim
envolto em rios

tranquilas, as carpas douradas bailavam
silentes, as brancas juntas sorriam
gotejadas de memórias
fluídas

o Eterno quis me parar ali
de sonho fino, o tecido do meu vestido
meu ser de todo sorria
e assim me permiti ficar

arranjem palavras cálidas,
porque a tarde
não quer mais
ser chamada fria

Ah! Então deixem que os pássaros festejem
e nos aqueçam com seu cântico:
- nada de passado, tampouco futuro
por quê? Os curiosos perguntam

- porque o hoje tornou-se em perfume
agarrado está ao caule
com gosto de paz na boca
dentro das jabuticabas.




Impressão
- do latim Impressione (efeito causado por um estímulo exterior sobre a mente ou os sentidos)- colhido no Jardim de Jabuticabas, da Empresa Natura - Cajamar - SP - Brasil.

10.5.07

Sem palavras III

Clodovil chama deputada Cida Diogo PT/RJ de feia e outras cositas mais



Image Hosted by ImageShack.us



Clodovil: "Eu tenho culpa de ela nascer feia?"


Para quem perdeu a piada da vez, leia a notícia na Folha.

Dizem por aí duas máximas, se verdade, eu não sei :

1 - Cada povo tem o parlamentar que merece;
2 - O Brasil é o país da piada pronta.

Continuo sem palavras...preciso comentar!? Estes homens eleitos pelo povo servem para quê, alguém poderia me explicar?

8.5.07

Quase sem palavras II

Jose Luis Conceição



...eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo
mas com tamanha itensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata.

Carlos Drummond de Andrade - do poema "Eterno" - Poesia e Prosa - Editora Nova Aguilar.




Ao clicar na imagem, você poderá vê-la em sua página de origem e saber porque ela possui 425 comentários. Autor: Jose Luis Conceição

Bjs

2.5.07

Quase sem palavras



O vídeo já diz tudo. E em que você acredita afinal?? Só tome cuidado com as imagens...hoje já não dizem muita coisa. Ou melhor, querem dizer muito...pra quem sabe ver.

Faço dele as minhas palavras..."I have a dream..." Marther Luther King.

Sim, eu ainda tenho sonhos...que não são manipuláveis como a imagem acima.

XXXcelente semana
...bjossss
...Chris
...rs...