7.2.08

Poder do Riso

Você conhece o poder do riso ou de uma gargalhada? Tem coisa melhor que dar boas risadas? E aquele espontâneo que sai sem a gente conseguir controlar? Sim, sorrir é uma das melhores coisas que há. Alguém discorda?

Veja só, ou melhor, leia só o impacto que o sorriso causa em nosso corpo:


>> O CORAÇÃO
O ritmo cardíaco acelera. Em alguns casos, os batimentos podem atingir 120 pulsações por minuto — em repouso, o coração tende a bater, em média, 70 vezes por minuto. Quando a pulsação aumenta, existe mais sangue a circular pelo organismo, o que provoca uma maior oxigenação dos tecidos.


>> OS PULMÕES
Durante uma gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. A inalação de ar é mais profunda e a expiração mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma «limpeza».


>> OS MÚSCULOS ABDOMINAIS
Os músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão.


>> OS VASOS SANGUÍNEOS
Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos dilatam-se, originando uma redução da pressão arterial.


>> O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Durante a gargalhada, os níveis de hormônios do stress baixam. Com menos cortisol e adrenalina a circular no organismo, o sistema imunológico fortalece-se. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células que garantem a defesa do corpo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais ativas.

De destacar os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos, e os linfócitos T, que detectam vírus ou bactérias.
Além destes, são também importantes a imunoglobina A, um anticorpo essencial no combate às infecções do foro respiratório, e as células NK (natural killers), que permitem destruir as células cancerígenas.







Rir relaxa as tensões, movimenta 12 músculos faciais. Já, ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais e quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas. O riso não só exercita o rosto, mas mexe com o corpo inteiro.

E serve também para deixar o rosto mais bonito. Por que quem gosta de conviver com pessoas que possuem carrancas em suas faces? Por tudo isso e mais um pouco, dê boas risadas sempre que puder. Tipo aquela da
Georgia , quem conhece sabe de quem estou falando, porque é só ver o KKKKKKKKKKKKKKKKK dela
que dá vontade rir. Ela tem um sorriso contagioso.

Se quiser sorrir mais um pouquinho, veja o vídeo abaixo e então sorria, meu bem, sorria!!!




I Love You Too!!!




Fonte: Terapeutas do riso

Nenhum comentário: