19.6.12

Desconexão da própria realidade

 "Os contatos online têm uma vantagem sobre os offline: são mais fáceis e menos arriscados — o que muita gente acha atraente. Eles tornam mais fácil se conectar e se desconectar. Casos as coisas fiquem “quentes” demais para o conforto, você pode simplesmente desligar, sem necessidade de explicações complexas, sem inventar desculpas, sem censuras ou culpa.

Atrás do seu laptop ou iPhone, com fones no ouvido, você pode se cortar fora dos desconfortos do mundo offline. Mas não há almoços grátis, como diz um provérbio inglês: se você ganha algo, perde alguma coisa.

Entre as coisas perdidas estão as habilidades necessárias para estabelecer relações de confiança, as para o que der vier, na saúde ou na tristeza, com outras pessoas. Relações cujos encantos você nunca conhecerá a menos que pratique. O problema é que, quanto mais você busca fugir dos inconvenientes da vida offline, maior será a tendência a se desconectar".

 Zygmunt Bauman

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Chris!!!

Estava lendo o texto e pensando nessa conexão tão próxima e tão distante que nos é permitida nos dias atuais. Ao mesmo instante que sentimos, que choramos, que rimos com alguém, não o temos perto, não sentimos o calor do seu corpo, não tocamos seu sorriso. Estranho isso né?! É uma sensação de perto/longe esquisita! kkk

bjs