11.3.10

Mergulho nas palavras

Foco aqui, por favor... agora sim..., vamos lá: Luz, câmera, ação!

Integridade

1- Qualidade de íntegro. Inteiro ou aquilo a que não falta nenhuma das suas partes. Inalterável. Retidão, honradez, pureza intacta.
2 - Ela se origina da palavra ÍNTEGRO, do latim INTEGER, que quer dizer, Inteiro, Intacto. O IN significa, "Não", + a raiz de TANGERE, "Tocar". (É quase poesia!)

Como qualidade de caráter pessoal, a integridade diz respeito à moral. Quem tem moral é íntegro, tem vida íntegra, com integridade física, integridade de honra, integridade da intimidade pessoal, do nome, da imagem e dos sentimentos.

E mais, o íntegro é inteiro em convicções, não se vende em relação ao que acredita ou sequer prejudica alguém por motivo torpe, fútil ou incoerente. Ele sabe que a moral não tem preço, ela é indiscutível. A lista de princípios e valores que rege sua conduta pessoal é INTANGERE.

E por que tenho pensado em integridade? Creio que é devido à perda do seu significado original no mundo (des) evoluído de hoje. E acredito que integridade do caráter precisa ser ensinada às crianças, aos jovens e mais bem costurada numa sociedade mal vestida de valores e princípios, que esconde seus trapos, mas é mestra em auto-imagem, (que de tão falsas, só enganam os tolos, Deus meu!). Só que isso é outra conversa, para outro momento. Hoje, eu quero ficar só com a poesia das palavras...ou no mergulho delas. Já disse o que eu queria.


Imagem: Proteção (Marcelo Vieira)

5 comentários:

Fábio Adiron disse...

Desconheço essa realidade...ninguém é completo, alguém só se completa no outro

Christiani Rodrigues disse...

Oi Adiron,

Posso dizer que, com relação à integridade, como parte do caráter,
eu conheço pessoas que possuem tanta integridade que influenciam a vida de outros.

Nesse sentido eu concordo, quem tem, completa quem não a tem. E a pessoa que a possui, deve ter visto e seguido o exemplo de alguém.

Através de exemplos de vida, um vai completando o outro e aí, é uma verdade o que vc falou:

"ninguém é completo, alguém só se completa no outro".

Christiani

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Cada vez mais raro minha amiga.

Um beijo

Mago disse...

Sim, integridade, algo que está em falta e os que a possuem são condenados, algumas vezes, pareço energar um mundo do avesso, av esso àquilo qu e aprendi ser verdadeiro e por isso mesmo quse inexistente. otimo texto, tudo de bom!

Anônimo disse...

Falta integridade mesmo na educação atualmente.
Gostei muitop do seu blog, é a primeira vez que visito. Eu curso jornalismo, muito bom saber que você é também. =)

Estou começando um blog, fiquei muito tempo parada na blogosfera e me deu saudades !

Abraços !
Mile