Assunto: Prisão do casal de bispos da Igreja Renascer.
O texto abaixo traz uma polêmica interessante e explorado pela Rede Globo nos 15 últimos dias com afinco e destreza. O assunto rende pano pra manga, camisas e até edredons, até mesmo porque a imprensa sobrevive dos escândalos e sem eles, o jornalismo não seria o mesmo, perderia toda a graça, que já é sem graça. Bendito seja todo o escândalo é a oração matutina do jornalista e do dono do jornal. Amém!!!
E eles acontecem em qualquer área onde existe muito dinheiro, muito poder e o ser humano. Não ficarão de fora reinados, sociedade, política, religões, empresas etc. E se vazar, ah se vazar, ali estaremos nós, os jornalistas, como abutres para defendermos nosso pão do dia a dia. A ética!? O que é isso mesmo?
O texto abaixo traz uma polêmica interessante e explorado pela Rede Globo nos 15 últimos dias com afinco e destreza. O assunto rende pano pra manga, camisas e até edredons, até mesmo porque a imprensa sobrevive dos escândalos e sem eles, o jornalismo não seria o mesmo, perderia toda a graça, que já é sem graça. Bendito seja todo o escândalo é a oração matutina do jornalista e do dono do jornal. Amém!!!
E eles acontecem em qualquer área onde existe muito dinheiro, muito poder e o ser humano. Não ficarão de fora reinados, sociedade, política, religões, empresas etc. E se vazar, ah se vazar, ali estaremos nós, os jornalistas, como abutres para defendermos nosso pão do dia a dia. A ética!? O que é isso mesmo?
O anel todo-poderoso
Repassando o dilema vivido em certo momento pelo personagem Frodo, no filme O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, lembro-me que há uma ocasião em que ele, Frodo , já de posse do anel, a cumprir o seu destino , sente-se fascinado pelo poder que emana do mesmo. Na sequência, ele dispensa a presença do companheiro e amigo (entendo como os valores que nos regem) e quase sucumbe à missão de acabar com o maldito anel, que é a única coisa que impede Sauron, o Senhor do Escuro de reinar soberano.
Refleti sobre o fascínio do pequeno objeto sobre todos os participantes da Trilogia, e até mesmo sobre o que tinha a missão de destruí-lo: Frodo. Mas será que eu faria diferente, eu sucumbiria...ou não? Não sei, honestamente.
Abaixo entro no polêmico assunto e transcrevo o email da Amanda Rodrigues (minha filha de 15 anos de idade) para a Rede Globo de televisão:
"Emissora Rede Globo de Televisão,
Sinceramente!
Para uma emissora de TV tão grande e assistida como a Rede Globo e que diz ter um jornalismo imparcial é uma VERGONHA o que tem passado nos últimos dias nas programações jornalísticas da mesma! Notícias e notícias em todos os jornais da emissora dando completo destaque e exagerada ênfase ao que está ocorrendo com os bispos da igreja "Renascer em Cristo".
Agora eu me pergunto. Pregam tanto (seja em novelas, jornais, documentários, entre outros) que não devemos ter preconceito desde os negros até os homossexuais. Mas não é novidade para ninguém e já está ficando "feio" de tão claro que vocês agem com grande preconceito quando se trata de cristãos evangélicos.
Pode-se observar nos jornais impresssos da Rede Globo ("O Globo") que a notícia ganha grande destaque - como a primeira capa por exemplo - quando esta é sobre algum envangélico que de alguma forma errou, roubou, matou, participou de corrupções, enfim, seja lá o que for, e uma pequena notinha no finalzinho do jornal (vejam bem, em alguns jornais, não todos, mas em muitos é possível observar tais fatos) quando padres ou o povo católico (sendo que não é detalhada a sua religião quando alguém qualquer erra, mas se é um evangélico, fazem questão de dizer) fazem o mesmo, ou padres acusados de pedofilia como é mais comum.
Quando há roubos e esquemas de corrupção na política brasileira, fazem questão de ressaltar quantos evangélicos estavam envolvidos e tudo mais! Mas e os católicos, judeus, mulçumanos...? Porque também não anunciam? Porque, sem preconceitos, não tratam todos igualmente!?
Quero dizer que por mais que os bispos tenham errado, todos erram, assim como você(s) que está(am) lendo este e-mail já errou(aram). E estes homens, apesar de tudo já ajudaram muitas famílias, muitas pessoas e tem feito pessoas melhores e honestas para a nossa sociedade.
Esta afirmação pode ser comprovada se procurarem entre os membros da igreja "Renascer em Cristo" homens de bem e honestos. E o que mu itos políticos deixaram de fazer por nossa gente, tenho certeza que estes bispos fizeram e os ajudaram. E porque não mostram isso?! A parte boa?! Mas não... quando estoura algo assim, vocês fazem um alarde!
Nas novelas pode-se ver claramente que incentivam e "martelam" na cabeça dos brasileiros como sendo coisas banais o adultério; o divórcio; o sexo entre adolescentes que ainda nem são preparados para tais coisas (hoje só se acham assim porque a mídia introduziu este conceito a sociedade que há anos atrás defendia o sexo depois do casamento); a protituição; homossexualismo; entre outras coisas.
Sem falar no destaque que dão ao carnaval, quando mulheres aparecem praticamente nuas na programação a qualquer hora do dia sem censura, onde pessoas se prostituem; destroem suas vidas arrumando embaraços como drogas, bebida, sexo livre, orgias. Fazem coisas ABSURDAS! Porque não mostram isso? O lado obscuro da "FESTA DA CARNE"? Não entendo o porque!
Sem falar em um episódio não muito peculiar uma vez que ocorreu na câmara em Brasília, onde um político encorporou uma entidade e começou a falar como um velho. E vocês apenas mostraram isto em algumas jornais, em um dia, e acabou! Mas se um político evangélico usasse o microfone da câmara em Brasília para pregar a palavra de Deus! Pronto! O alarde estava armado! Fica aqui meu protesto contra este sistema que manipula a sociedade brasileira impondo conceitos, príncipios, distorcidos que não faziam parte desta antes da mídia interferir.
Em meio aos evangélicos existem muitos homens de bem, que lutam por este país e por suas famílias - do Brasil - com amor e ousadia sem precisar de NINGUÉM para manterem as igrejas abertas além dos próprios membros. Não estou dizendo que os evangélicos são perfeitos, mas como em toda religião ou em qualquer lugar, inclusive na Rede Globo pode haver pessoas corruptas que não levam nada a sério e distorcem a verdade. Sei que contra tantos poderosos, talv ez meu e-mail não faça tanta diferença o quanto espero, mas fica aqui de pé, alguém que lutou pelos direitos iguais, pela JUSTIÇA e ORDEM.
Finalizando, de uma coisa sei e dou minha vida por esta verdade que um dia entenderão: "TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGÜA CONFESSARÁ QUE JESUS CRISTO É O SENHOR"! Obrigada pela atenção! Por favor, me respondam se for possível!"
"Resposta da Globo à Amanda:
Amanda,
respeitamos sua opiniao, mas gostariamos de esclarecer que o compromisso das Organizacoes Globo eh sempre com o bom jornalismo. O assunto foi noticia em todo o pais e o jornalismo da TV Globo, assim como o dos demais veiculos, apenas noticiou o fato, sem emitir juizo sobre a instituiçao e/ou seus representantes.
Cordialmente",
Bom, sobre a Amanda, digo que é uma menina que vive a sua idade, de personalidde forte, algumas opiniões formadas e outras em andamento, tem muitos amigos, namora, brinca, prepara-se para o vestibular neste ano, termina seu curso de inglês também em 2007, quer ser psicóloga, e diz, como todo adolescente que sua mãe paga mico. (Quem!??) Ela me autorizou a expôr e compartilhar o assunto com todos os amigos do bloguim.
Sobre os bispos, que toda a verdade apareça, que venha à tona, doa a quem doer. Leva-se muitos anos para construir uma reputação, poucos segundos para perdê-la e uma eternidade para ser recordada pela história de uma forma vergonhosa. Lamento, tão somente, pelos pequeninos. Aqueles com quem Jesus teve todo o cuidado.
Sobre a Rede Globo, gostaria tanto de poder acreditar em seu jornalismo imparcial. Imparcial e sem preconceitos nenhum. (Papai Noel existe?)Principalmente, no que diz respeito aos evangélicos. Ah, os evangélicos só aparecem quando o assunto é escândalo. (Êta, povo horroroso esse, meu Deus,provedor de tanto escândulo!! Aquele que é chamado pelo teu nome. Mereciam morrer por tanta coisa feita de errado neste país. Bem feito!! Gentinha!! Gentalha!!)
Termino com as palavras de Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." E também com as do mestre da Galiléia, Jesus: "mas ai daqueles por quem o escândalo vier!"
Bjos
Chris
Ps. Deixo claro, que meu pensamento sobre sucumbir ao poder foi, tão somente, sobre as reflexões que fiz após ter visto o filme O Senhor dos Anéis. Até mesmo porque, adoro anéis. E sou jornalista (rs...).
Prometo que a próxima postagem será só das fotos das férias é que não poderia deixar de passar este assunto enquanto está quente. Aff!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário