23.4.07

Semana Mundial Desligue a TV

Já começou!!!

Semana Desligue a TV


Brinque com as crianças, passeie com seu cãozinho, visite amigos ou pessoas da sua família, leia um livro, veja o nascer ou o pôr do sol, conheça novas pessoas, cozinhe um prato diferente, inicie seu livro, plante uma árvore, faça o quiser mas tente não ligar a TV durante uma semana.

O que é ?

O Desligue a TV é uma campanha para conscientizar a opinião pública sobre os males do excesso de televisão no cotidiano. Nossa proposta não é banir o meio de comunicação, mas discutir o seu uso e colaborar com a divulgação e criação de atividades alternativas.

Baseado na iniciativa internacional TV Turnoff Network, o seu foco principal é a Semana Mundial, que acontece sempre nos últimos sete dias de Abril, nos países participantes. Trata-se de uma semana dedicada a outras vivências.

"A proposta não é baní-la dos lares brasileiros e, sim, discutir sua utilização. É preciso lutar por uma comunidade que perceba novamente os encantos da convivência e se conscientizem a respeito dos números alarmantes da quantidade de horas que as pessoas passam em frente à tela. O Desligue a TV defende a utilização do conteúdo da televisão como a escolha de um livro em uma livraria ou de um DVD em uma locadora. O conteúdo deve ser escolhido e não “zapeado”, pois essa é a grande prática de sustentabilidade para uma TV de baixa qualidade. Além disso, o excesso de televisão acarreta em uma exposição enorme aos comerciais e ao "merchandising”, levando as pessoas a um consumismo desenfreado, um menor engajamento cívico e um declínio da socialização".

De Ana Lucia Villela, Presidente do Instituto Alana.

Conheça mais o site Desligue a TV.




Histórico do Desligue a TV nos Estados Unidos e entenda como ele chegou no Brasil.

A TV-Turnoff Network é uma organização americana sem fins lucrativos que encoraja crianças e adultos a assistirem menos televisão com o intuito de promover vidas e comunidades mais saudáveis.

Fundada em 1994, a Campanha se dedica à crença de que todos temos o poder de determinar o papel que a TV terá em nossas vidas. Ao invés de esperarmos outros fazerem uma melhor programação televisiva, podemos desligá-la com mais freqüência para nos dedicar a nossas famílias, aos nossos amigos e a nós mesmos.

Após participarmos de um congresso sobre consumo infantil realizado em Washington, o 2005 Campaign for a Commercial-Free Childhood Summit, pudemos conhecer e implantar em nosso país a Semana Mundial do Desligue a Tv, que consiste em um esforço concentrado para que, em uma semana por ano, as pessoas não utilizem a televisão em suas casas. Acontece de forma organizada, na mesma data e em vários lugares do mundo.

Hoje, possuímos um escritório, alguns voluntários e vários simpatizantes do Projeto. Agora, convidamos você a conhecer mais sobre o assunto e ajudar com idéias e sugestões para o desenvolvimento anual da Semana do DTV aqui. Se você não participou da Primeira, aproveite para fazer sua ação entre os dias 23 e 29 de Abril de 2007.

Conheça mais o site Desligue a TV.



Taí uma ótima oportunidade para sairmos da rotina. Bjos e excelente semana, adoro vocês todos.
Christiani

Nenhum comentário: