18.6.07

Por quê? Por quê?

Image Hosted by ImageShack.us



“O governo Lula, através do programa Brasil sem Homofobia, investirá, neste ano, mais 4 milhões de reais no combate à discriminação de homossexuais e na promoção da visibilidade da comunidade GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis), em áreas como educação, saúde e cidadania”.


Por que não se defende à causa dos negros de igual forma a defendida pela causa homossexual? Pelo que me consta, até hoje, à exceção de novelas de época, só houve uma única novela com uma protagonista negra. (Por que não dá ibope?)

Por que a mídia (jornais, novelas, filmes etc.) nunca se esforçou para tratar das causas indígenas da mesma forma como mostra os dramas vividos por homossexuais? Os índios morrem sem terra e à revelia neste país, quer drama maior que este? (Por que não vende?)

Por que não vemos micaretas, passeatas, em favor do meio-ambiente com igual visibilidade e notoriedade? (Será que haveria público igual à apresentada nestas manifestações populares? Ou não vale a pena o investimento?)

Por que não se levanta uma bandeira nobre sobre a prevenção da Aids de uma forma maciça (novelesca tipo Malhação e Alta Estação), mostrando a realidade de um portador da síndrome para os nossos jovens? É assustador o número crescente de vítimas e contaminados pela Aids a cada ano? (Seria um tipo de novela que ninguém estaria interessado, não haveria anunciantes?)

E quanto à desigualdade social no Brasil, por que não se luta com o mesmo empenho? (Por quê? Por quê?)

Não sou contra os homossexuais, mas sou contra a ditadura de idéias em qualquer área. Cada um pense e lute como quiser, abrindo espaço para as várias manifestações e respeito profundo às múltiplas opiniões e valores, afinal estamos evoluindo ou não? No entanto, critico sim o empenho feito pela mídia, nesta causa especificamente, porque sempre deixa à margem (fora de sua agenda) todas as outras.

No outro dia, lia as considerações feitas por um respeitado escritor evangélico ao ser convidado a participar de um debate com homossexuais. Ele dizia, em seu texto, que se assustou ao ver que, entre aqueles que defendem suas idéias, o que mais parecia era uma necessidade de imposição a todo pensamento contrário ao defendido pela agenda de luta homofóbica.

Quando ele, convidado do debate, abria a boca para defender seu ponto de vista (como todo bom debate deve ser ou será que já mudou o sentido desta palavra também?), ninguém permitia que falasse e recebia uma chuva de vaias. Por fim, ele percebeu que o pretendido não era um debate sério e lamentou o fato de não poder expôr suas idéias e pensamentos de igual forma.

Por que há um peso e duas medidas no combate as várias formas de preconceitos e de lutas de causas nobres hoje? Por que não existe o mesmo empenho, milhões e dedicação a todas as minorias marginalizadas aqui no Brasil? Quem está lucrando com isso?

Bom...pensar não causa nenhum dano à saúde. Ainda bem.


Exxxcelente semana a todos os leitores do bloguim e beijo no coração de melão.

Christiani

Nenhum comentário: