11.10.07

amar ou odiar muito tudo isso?

Em maio passado, aconteceu em São Paulo, o I Fórum Internacional Criança & Consumo com uma enorme repercussão, promovendo discussões e mais discussões sobre o assunto. E desde então foi criado um blog cuja a finalidade é mostrar os abusos cometidos pelos profissionais do marketing, dirigido ao público infanto-juvenil.

Logo abaixo está a análise de uma propaganda analisada pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e como os pequeninos são induzidos a um consumo feroz e perverso.

Pelo menos agora, você vai poder escolher entre "amar ou odiar muito tudo isso". Aqui em casa, faz tempo que bani o infeliz lanche da alimentação da minha família. Eu odeio mesmo muito tudo isso.


Comercial de TV
Produto: Mc Lanche (IN) Feliz







Image Hosted by ImageShack.us


Resumo:
Ronald Mc Donald´s aparece dirigindo um automóvel do filme “Carros” que, na realidade, é um dos brindes que acompanha o Mc Lanche Feliz. Por fim, o narrador convida a garotada a “acelerar nessa nova onda”; em outras palavras, a consumir no Mc Donald´s para ganhar um pequeno carrinho.

Descrição:
O comercial é feito a partir de cenas do filme “Carros” da Disney-Pixar. Ele é narrado por uma voz masculina e contém o comentário de duas crianças pequenas, um garoto e uma garota, a respeito dos incríveis brindes que vêm no Mc Lanche Feliz.

Texto na íntegra:
Voz masculina (Narrador): Ronald Mc Donald pegou uma carona no mais novo sucesso da Disney-Pixar.
Menino: Que máquina!!!
Menina: Mas para passear, preciso de um carro grande assim, ó! (mostra uma van em miniatura)...risadas
Voz masculina (Narrador): Mc Lanche Feliz Carros – Acelera Garotada!!!
Surge na tela o M de Mc Donald´s seguido da mensagem registrada: “Amo Muito Tudo Isso”.

Mediante estas coisas temos, de acordo com a palavra dos especialistas:

- Sedução e anulação da autoridade paterna

- Não pense, divirta-se e coma!

- Violação aos estatutos da criança e do adolescente. Novo código brasileiro de auto-regulamentação - Anexo H



Texto na 'integra clique aqui
ou para ver outras análises de abusos cometidos clique aqui
ou ainda se quiser conhecer o blog I Fórum Internacional Criança & Consumo .

Nenhum comentário: