5.12.07

O natal é cristão?

O natal é cristão?

Image Hosted by ImageShack.us



Esta semana, minha filha, Amanda (16 anos), indagou-me sobre o fato de eu nunca ter enfeitado minha casa com toda a parafernália natalina.

Respondi-lhe que, particularmente, o que mais gosto é de observar a representação dos presépios e manjedouras, cada vez mais sumidos dos espaços públicos, e se bobear, milhares de crianças nem sabem qual o valor histórico daquele menininho deitadinho entre a palha, seus pais, alguns pastores e os animais. Uma pena, penso eu, porque é uma das histórias de amor mais bonitas que já ouvi falar!!

Têm árvores com enfeites vermelhos e dourados, bolas de todos os tipos e tamanho, algodão que imita neve, um pólo chamado Norte, família noel, ajudantes anõezinhos, renas de narizes vermelhos, caixas de presentes embrulhadas em papéis laminados, cartinhas com "quero isso, quero aquilo", luzinhas que iluminam uma cidade sem Luz etc e etc.

Na TV, há sempre um marketing agressivo que tenta lavar minha mente com "compre batom, compre batom..." ou então, "coma, coma, coma, se empanturre até estourar com sua ceia". E pensei, só um pouquinho...rs... este natal seria cristão?

E daí, a gente percebe o quanto os ensinamentos de Jesus Cristo continua bem distante das cidades decoradas, das festas, das ceias, do mundo de Noel, dos lugares dos chics e dos corações. Seu lugar ainda está relegado aos estábulos e manjedouras mais pobres deste mundo. Mais um lamento meu!! Ah, quantas perdas por não se conhecer o aniversariante!

Sinto muito, queridos amigos e querida filha, e me perdoem, mas não consigo cultivar este espírito de natal sem sentido, apresentado lá fora, e olha que eu até tento. Só que esta festa do jeito que é, vai na contramão do que eu acredito: um menino chamado Emmanoel (Deus conosco), que um dia nasceu lá na cidadezinha de Belém, num curral fedorento e que segue modificando e influenciando a história de milhões e milhões de vidas, inclusive a minha.

E uma das coisas mais marcantes que aprendi nos ensinamentos do menino Jesus que cresceu foi "e nao vos conformei com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entedimento".


“... Porque um menino nos nasceu,
um filho se nos deu;
... e o seu nome será
Maravilhoso,
Conselheiro,
Deus Forte,
Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz”
(Isaías 9:6).



Milhões de beijinhos, da eterna inconformada
Chris


Prêmio Blog Cabeça

Obrigada Lou, pela indicação do prêmio blog cabeça, mas resolvi deixá-lo mais parecido com a carinha deste blog. (hehehehehe)

Image Hosted by ImageShack.us


E o ofereço a todos os amigos da minha lista de etc, ok?
De coração.




Nenhum comentário: