19.12.05

Maioria de famílias em Recife é liderada por mulheres

Atlas do Desenvolvimento Humano revela que Recife tem o segundo maior índice nacional de chefes de família lideradas por mulheres e com filhos menores de 15 anos. A capital pernambucana tem 7% de sua população feminina nestas condições. A campeã é Salvador (BA).

Já Porto Alegre fica com o primeiro lugar no percentual de mulheres (adolescentes) entre 15 e 17 anos com filhos. O segundo lugar também é de Recife.



O DHS – Desenvolvimento Humano Sustentável – é um conceito usado pelo Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como uma tentativa de definir o grau de evolução de uma sociedade do que simplesmente o crescimento econômico medido através do Produto Interno Bruto.

Ao invés de só considerar a renda per capita como fator determinante de políticas públicas, leva-se em conta todos os fatores que possibilitam o acesso dos cidadãos, homens e mulheres, à renda, habitação, saúde e serviços básicos.

Para medir o DHS foram criados os índices:

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

IPH – Índice de Pobreza Humana

IDH-G - Índice de Desenvolvimento Humano ajustado por gênero – criado em 1995, forma importante de medir o quanto a discriminação contra a mulher é tolerada numa sociedade. Quanto menor o desenvolvimento humano feminino quando comparado com o desenvolvimento humano geral, mais discriminatória e machista é a sociedade.

Nenhum comentário: