20.10.06

De caso com a poesia

Vento Norte

Abri minha boca,
algumas palavras quietas
me escaparam como um suspiro tímido
e buscaram o ouvido do Vento Norte
- Eu perdôo. Eu perdôo.
dizia aqui por dentro.

Com asas nos pés ligeiros
cor de latão reluzente
Ele as levou para longe,
percorrendo a Terra duas vezes
no abrir e piscar de meus olhos.

Trouxe consigo, sorrindo
do orvalho da manhã gotejadas
um buquê de rosas entrelaçadas
todas de cores brancas
meu espírito exalou flores.

Christiani Rodrigues






Ode à Rosa de Saron** (18.10.06)

Peço licença, poesia

No meio do meu caminho tinha uma Rosa
tinha uma Rosa no meio do meu caminho
assim como o poeta
não pude esquecer tamanho acontecimento
trouxe vida aos dias da minha vida
ensinou-me a contar os meus passos
com coração diferente.

Assim como o poeta,
não pude esquecer tamanho acontecimento
era noite de véu pesado
quando encontrei a Rosa
suas pétalas foram remédio para meus ossos
diante de um mundo caótico
que me tornava fatigada
com eloquente gramática desalinhada
e questões antigas e rotas:
"Deus existe ou não existe?
Ele é ópio do povo".

A morte matou os grandes pensadores
os vivos seguem desacreditados

Tinha uma Rosa no meio do meu caminho
no meio do meu caminho tinha uma Rosa
Que bom não ter encontrado a "pedra"
que bom ter encontrado a Rosa
No meio do meu caminho tinha uma Rosa
Ela fez toda a diferença
Senti seu perfume agora.

Christiani Rodrigues





*** " Como são insignificantes os livros dos filósofos, como toda sua pompa, quando comparados aos evangelhos! Será que escritos, ao mesmo tempo tão sublimes e tão simples, podem ser obras de homens? Será que Cristo, cuja vida eles contam, poderia ser nada além de um mero homem? [...] Onde está o homem, onde está o sábio que sabe como agir, sofrer e morrer sem fraqueza e sem fazer disso uma exibição? Meu amigo, homens não inventam coisas assim; e os fatos que atestam Sócrates, sem dúvida, não são tão bem atestados quanto os fatos sobre Jesus Cristo. Esses judeus nunca poderiam ter chegado a tal tom em seu pensamento sobre a moralidade, e os evangelhos têm características de veracidade tão grandiosas, tão notáveis, tão perfeitamente inimitáveis, que seus inventores seriam ainda mais maravilhosos do que aquele que descrevem. Sim, a morte de Sócrates é a de um sábio, a vida e a morte de Jesus são a de um Deus".

Jean-Jacques Rousseau sobre Jesus Cristo






Image Hosted by ImageShack.us



Dia de hoje (16.10.06)



Assim que o galo cantou,
percorri caminhos
em que fiz o meu ser
a estrada reta estava
e o caminho meio deserto
avenidas, ruas e vielas transpassadas
a 100 Km por hora.
Hoje, os semáforos da vida
me disseram: é verde!

Christiani Rodrigues
Imagem: Rui Santos

Nenhum comentário: