22.5.07

Quem avisa, amigo é

Não sei se alguém leu, mas se não leu, aqui está um pequeno trecho da entrevista feita com o psiquiatra Valentim Gentil Filho (professor da USP) concedida à revista Veja, número 17, cujo título é "A normalidade existe".

Há três anos, ele conduz um estudo no Hospital das Clínicas, em SP, sobre o tema: o funcionamento do cérebro das pessoas absolutamente normais. "Sim, de acordo com Gentil, elas existem, ao contrário do que prega o bordão segundo o qual “de perto, ninguém é normal”.

E o que mais me chamou atenção não foi o estudo em si, mas sim a declaração do doutor Gentil sobre o por quê deste mundo plantando bananeira (e fortaleci minha tese rs...), favor ler abaixo:

VEJA - O aumento da incidência das doenças mentais é assunto de um tratado científico que define a insanidade como “a praga invisível” da atualidade. Estamos vivendo uma epidemia de distúrbios psiquiátricos?

GENTIL – Acredito que seja exagero falar em epidemia. Só que, em vários países, houve um crescimento exponencial nas taxas de incidência de doenças mentais graves, como transtorno bipolar maníaco-depressivo, esquizofrenia e psicoses de uma maneira geral. Ninguém sabe exatamente por que isso está acontecendo, mas já temos pistas. Há estudos que mostram, por exemplo, que, entre os usuários de maconha na juventude, é quase três vezes maior o risco de surgimento de esquizofrenia. Também há indícios de que o abuso de álcool pode lesionar o cérebro – em especial, de quem começa a beber precocemente.

Para ler toda a entrevista clique aqui.


Ainda bem que para os leitores do De Ponta Cabeça isto não é nenhuma surpresa. Faz tempo (não sou professora da USP nem nada, rs...) que levanto minha voz profética e a faço ecoar pelos quatro cantos deste mundo louco mundo. Ainda bem que vocês estão sendo avisados e quem avisa amigo é...rs...

Eu já não tenho falado há muito tempo isso aqui? Verdade ou não? Já pedi até pra descer do ônibus...rs...ao contrário do Sr. Romário Gol 1000, nem pedi pra sentar na janela do coletivo...eu quero mesmo é descer dele...avisem ao motorista, por favor...rs...

Bjos meninos e meninas, reflitam e cuidem bem da saúde num todo, principalmente a mental...rs...

Nenhum comentário: