22.4.08

Descobrimento do Brasileiríssimo Brigadeiro

Image Hosted by ImageShack.us


E o Brasil foi “achado” em 22 de abril de 1500, durante o período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha iniciaram o período da globalização mundial à procura de pimenta. Isto mesmo, pimenta! A especiaria, junto ao sal, valia tanto quanto ouro, fundamental na dieta e nos hábitos europeus da época, encontrada em larga escala nas Índias e muito utilizada na conservação e estoque da carne de animais.

E foi assim, que em 1500, chegava ao Brasil, dez naus e três caravelas portuguesas sob o comando do grande navegador Pedro Álvares Cabral - se bem que as màs línguas dizem que aquela tinha sido sua primeira viagem pelo mar.

Então, o descobrimento do Brasil pode ter sido coincidência? Necessidade? Sorte? Aventura? Ou acidente? Bem, isto eu não sei, vou deixar pra você pensar. Mas o que o brigadeiro tem a ver com isso? Talvez, se não fosse o Pedrão, como saber se chegaríamos a descobrir esta maravilha da culinária brasileira?

Para continuar nossa história sobre o descobrimento do Brasil e dos brigadeiros, a gente já pode dar um pulinho no tempo até chegar no período da II Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.

Durante aqueles anos, aqui no Brasil, houve grande racionamento de açúcar, leite e ovos. Até que uma senhora teve a idéia de misturar leite condensado a chocolate e EUREKA!!! Descobriu a gostosura. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, candidato às eleições presidenciais em 1945, cujo o slogan era: "Vote no brigadeiro, é bonito e é solteiro".

Delícia entre delícias, neguinho (mais conhecido no Rio Grande do Sul) ou brigadeiro foi descoberto tal qual o Brasil. Teria sido coincidência? Necessidade? Sorte? Aventura? Acidente?

Se não souber fazer o brigadeiro, também poderá procurar a receita no onisciente google.

Nenhum comentário: