1.9.05

Na ponta da língua

O mundo acadêmico

Se você tem dúvidas, assim com eu, ao "idioma" usado no mundo dos mestrados e doutorados, descolamos aqui alguns dos termos mais utilizados no meio acadêmico. Fique por dentro:

Área de concentração – campo de conhecimento específico a que um curso de pós-graduação dá maior ênfase. É a partir da área de concentração que o aluno planeja o objetivo principal de seis estudos.

Atualização e extensão – cursos assim denominados não possuem valor de pós-graduação e têm como objetivo o aperfeiçoamento profissional.

Banca examinadora – conjunto de professores especialistas que avaliam os trabalhos de conclusão dos estudantes de pós. Normalmente, a banca é constituída por professores da própria instituição de ensino, além de convidados de outras escolas.

Bolsa de pesquisa – auxílio financeiro concedido aos estudantes de mestrado e doutorado por entidades fomentadoras, como Capes, CNPq e Fapesp, para o desenvolvimento de suas atividades como pesquisadores.

Crédito – é o nome que se dá ao valor (medido por pontuação) de cada disciplina dentro do currículo do curso de pós.

Dissertação – projeto de conclusão do mestrado, no qual o estudante apresenta um tema demonstrando boa desenvoltura e compreensão ao tratar daquele assunto, aplicando
técnicas e métodos que aprendeu durante o curso.

GMAT – Graduate Management Admission Test é uma espécie de exame vestibular ao qual são submetidos os alunos estrangeiros que desejam cursar uma pós-graduação em administração nos EUA.

Linha de pesquisa – tema central em torno do qual gira o projeto de pesquisa escolhido pelo estudante.

Orientador – é o nome dado ao professor que acompanha os estudos do aluno de pós, ajudando-o a esclarecer suas dúvidas, indicando bibliografia e, principalmente, contribuindo com seu projeto de pesquisa durante o período do curso.

Poscomp – é uma prova à qual muitas escolas submetem os candidatos a cursos de pós stricto ou lato sensu em que são empregados cálculos e computação. Consiste em três exames no formato de múltipla escolha com questões de matemática e fundamentos de computação e tecnologia.

Pós graduação lato sensu às vezes ,também recebe o nome de especialização. Estimula o aprofundamento técnico-profissional em certa área do conhecimento.

Pós-graduação stricto sensu cursos destinados a geração de conhecimento e formação de pesquisadores. Quem conclui esses cursos obtém o título de mestre (no mestrado) ou doutor (no doutorado).

Qualificação – antecede em alguns meses a defesa da dissertação ou da tese. Estudante e orientador escolhem juntos uma banca examinadora informal para apontar prováveis falhas no projeto e contribuir com sugestões que possam melhorar a apresentação do trabalho. Embora não confira nota, a abanca define se o aluno está apto a defender sua dissertação ou tese.

Tese – projeto de conclusão do doutorado no qual o aluno apresenta os resultados de sua pesquisa em um determinado tema, que deve ser original e realmente agregar alo inédito ao conhecimento.

Nenhum comentário: