2.7.07

Para os blogueiros de plantão

Como disse no post passado, são tantos os blogues maravilhosos, criativos e informativos, que resolvi fazer uma pequena entrevista com o Rogério Santos, do Indústrias Culturais, indicado pelo De Ponta Cabeça como uma das sete maravilhas do mundo virtual. Faça uma visitinha por lá e descubra porque o blogue dele foi indicado.

O português Rogério Santos escreve e acompanha o mundo dos blogues desde de dezembro 2002. Ele é um pesquisador no domí­nio das indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, ví­deo, videojogos, música, livros e centros comerciais) e também participa de outros oito blogues, todos com alto nível de informação.



DE PONTA CABEÇA - Qual o principal desafio de um blogueiro?
ROGÉRIO SANTOS: Um blogue, se for individual como a maioria deles é, tem de possuir uma linha de pensamento própria, correcta, afirmativa, regular. Os temas a tratar devem sê-lo com sobriedade e rigor, mesmo em matéria de opinião. Um blogue é uma ferramenta de fácil construção e pode, por isso, ser usado negativamente. Por exemplo, em termos de difamação. Há necessidade de evitar esse tipo de exposição. Um blogue, ao longo do tempo, constrói uma opinião pública. Se o seu autor quer ser respeitado pelo que observa e escreve precisa de seguir essa linha de rigor.


DPC - O que torna um blog interessante?
RS - Regularidade, tematização, diálogo com a comunidade virtual, esforço no design e na forma contida de escrita. Não se pode escrever um longo artigo pois poucas pessoas o lerão.




"Um blogue, ao longo do tempo, constrói uma opinião pública. Se o seu autor quer ser respeitado pelo que observa e escreve precisa de seguir essa linha de rigor".


DPC - Qual a maior dificuldade do blogueiro?
RS - A maior dificuldade reside nos itens da resposta anterior. A regularidade é uma das principais características de um blogue que queira ter leitores. Funciona como uma conversa ou uma emissão que sabemos que surge a uma dada hora. Mas a regularidade pode tornar-se uma obrigação, levando o blogueiro a escrever ou escolher imagens com menos qualidade. Outra grande dificuldade é o tempo disponível. A esmagadora dos blogueiros escreve nos seus tempos livres, que não são muito grandes em muitas pessoas. Já vi blogues interessantes acabarem por falta de tempo dos seus animadores. Há uma espécie de militantismo por uma causa em muitos dos blogues. Mas o militantismo pode levar por caminhos menos interessantes: alguns blogueiros aproveitam o espaço dos blogues como tribunas pessoais, à procura de seguidores, procurando passar mensagens.
"Há prémios de poesia ou de miss ou mister qualquer coisa, como há globos de ouro na televisão ou na música, porque não também na blogosfera? ".

DPC - Sobre os prêmios criados por blogueiros, qual seu pensamento?
RS - É uma ideia agradável. Pode funcionar como o reconhecimento social da importância da blogosfera. Como há prémios de poesia ou de miss ou mister qualquer coisa, como há globos de ouro na televisão ou na música, porque não também na blogosfera? Os prémios, pecuniários ou apenas de valor simbólico, constituem um elemento da formação de uma esfera pública virtual, tendendo para o universal, muito plástica e diversificada, em que a maioria dos indivíduos não se conhecem pessoalmente mas sabem que há outras pessoas que partilham gostos e ideias comuns ou até abrem caminho para novos gostos e ideias.

Senhoras e senhores, queridos e queridas, aí estão informações excelentes para serem usadas como ferramentas de aperfeiçoamento. Palavra de quem entende do assunto.
Bjo no coração
Chris


Nenhum comentário: