21.11.05

Salas de cinema com baixa audiência de público

Não fosse o filme "Os dois filhos de Francisco", os exibidores de cinema teriam amargado no Brasil uma queda ainda mais expressiva de público ao longo deste ano, como ocorre na maioria dos países latino-americanos.

Até outubro deste ano, a presença de público nas salas de cinemas foi 24% menor que em 2004 e a renda com bilheteria e alimentação registra queda de 18% no mesmo período (ver quadro). O que tem salvado a pátria, literalmente, é o filme "Dois Filhos de Francisco" que até outubro, teve 5,2 milhões de espectadores e renda de R$ 36,4 milhões.

O denominador comum a todos para explicar a menor afluência do público aos cinemas, não só no Brasil, mas em todo o mundo, foi a falta de lançamento de grandes títulos ao longo de 2005. Com o calendário das estréias em mãos nos últimos meses de 2004, os exibidores já previam um 2005 fraco e dizem que os resultados, que agora se confirmam, já eram esperados.

"Faltaram filmes que arrastam multidões aos cinemas", explica Heriberto Brown, gerente-geral da rede de cinema Hoyts na Argentina. "Não foi diferente em nenhuma parte do mundo e até o mercado norte-americano deve encerrar o ano com público menor que o registrado em 2004."

Apesar do fator comum aos exibidores de todo o mundo, as particularidades de cada mercado podem agravar ou atenuar a performance de um ano sem grandes emoções nas telas. No caso da Hoyts Argentina que concentra a maior parte de suas salas em shoppings centers, diz Brown, faltaram filmes dirigidos ao público infantil.

O efeito da pirataria, também contribui para as baixas receitas no setor, comum aos demais nos países latinos-americano. A situação econômica faz com que muita gente prefira economizar dinheiro com ingressos para a família inteira e investir em DVD pirata.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: