13.11.06

Brasil de riquezas e de choro

Incrustados na serra de Valença RJ, precisamente S.J.da Serrinha, estão os quilombolas (moradores dos Quilombos) e descendentes dos escravos do tempo do Brasil Colônia.

Após uma aventura e tanta, estrada acima, sem a certeza se conseguiríamos chegar ou até mesmo voltar, por causa da chuva fina que insistia em cair, participei do 11º. encontro de jongueiros (dançadores de Jongo – ‘tio’ do Samba), patrocinado pela Petrobrás e Natura, com a presença de comunidades negras, autoridades do governo, personalidades da música, jornalistas da chamada grande mídia e muitos assessores de comunicação. Assim me encontrava eu, neste universo midiático (sem fazer feio, nós do bloguim), neste último final de semana, acompanhando tudo de perto.

Havia uma festa alegre com danças de muitas cores, revelando as raízes brasileiras, mas em dado momento, fechei os olhos e me transportei ao tempo dos escravos, tempo este nada feliz e sim de um passado tenebroso, em que muitos morreram de saudade da terra distante, da liberdade. Pude ouvir vozes de lamento, choro e tristezas pelo sofrimento.

E também pensei que muitos de seus filhos ainda hoje são submetidos a uma sub vida de raça inferior. Para ter uma idéia, neste quilombo, a energia elétrica chegou há apenas dois anos atrás.

No entanto, o auge da festa aconteceu quando foi repassado o título de propriedade daquelas terras aos seus moradores por autoridades do INCRA presentes e o livro-CD- testamento "Jongos do Brasil", com a história desta música e dança, trazidas pelos escravos.

É certo que de lá pra cá, muita coisa mudou, mas ainda há o que fazer, porque muitos dos imigrantes que aqui chegaram, italianos, japoneses, poloneses, alemães etc, tiveram o seu reconhecimento e sua parte em terras brasileiras, mas e os negros? Até hoje, dependem de leis governamentais e projetos para possuírem estas mesmas terras em que trabalharam seus pais trazidos, sem autorização.

Para quem deseja conhecer um pouco mais do universo brasileiro e de nossa história, clique aqui.



Image Hosted by ImageShack.us

Estrada para S.J. da Serra, Valença, região serrana do RJ, sem certeza da volta (rs...)

Image Hosted by ImageShack.us

Jongueiros de Barra do Piraí

Image Hosted by ImageShack.us

Casa do Quilombo de S. José, noite, frio e chuva



Hasta la vista!!

Nenhum comentário: