7.11.06

Um soneto, uma poeta, um ideal

STATUEOFLIBERTY


"...Give me your tired, your poor,
Your huddled masses yearning to breathe free,
The wretched refuse of your teeming shore.
Send these, the homeless, tempest-tost to me."

(Abaixo uma tradução aproximada)



Hoje, gostaria de comemorar as 10.000 visitas neste meu pequeno espaço no mar da net (contadas a partir de maio deste ano, porque perdi todas as outras contagens, rs...) com o poema de autoria de Emma Lazarus, "The New Colossus", gravado aos pés da Estátua da Liberdade, famosíssimo no solo americano.

Em 1883, a França presenteou os Estados Unidos com a Estátua da Liberdade, que chegaria ao solo americano em 1885. Necessitando-se de um pedestal para a estátua foi organizado um leilão para levantar fundos. Neste foram leiloados manuscritos de poetas famosos, entre os quais Longfellow e Mark Twain. Pediram também a Emma uma contribuição literária. Apesar de relutante enviou seu poema "The New Colossus" para o leilão.

Assim que o poeta James Russel Lowell leu seus versos, escreveu: "Gostei do soneto mais do que gostei da Estátua da Liberdade. O soneto deu ao objeto em questão uma ‘raison d´être’, que é, sem dúvida, necessária mais do que o pedestal".

Sua morte prematura, aos 38 anos, foi considerada uma perda para a literatura americana e para a humanidade, em geral. Raramente surgem no mundo figuras tão talentosas, ao mesmo tempo, tão dedicadas a aliviar a miséria de outros.

Em sua honra este poema onde fica expressa sua inteira dedicação à causa dos oprimidos foi fixado em bronze, aos pés da estátua.



The New Colossus

“...dai-me os seus fatigados, os seus pobres,
As suas massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade
O miserável refugo das suas costas apinhadas.
Mandai-me os sem abrigo, os arremessados pelas tempestades,
Pois eu ergo o meu farol junto ao portal dourado"

Minha gratidão e meu muito obrigada a todos.
Christiani Rodrigues

P.S.: O crédito da imagem e o endereço encontram-se na própria, é só passar o mouse sobre a fotografia.

Nenhum comentário: