29.7.05

Aventura no teto da Europa

Montagem By Lelinha


Se você gosta de muita aventura, De Ponta Cabeça pesquisou um local ultra-radical pra ninguém por defeito - A Cabana Margherita.

Debruçada sobre um precipício de 4.559m, este é o alvo da maioria dos aventureiros alpinistas, no refúgio mais alto da Europa, situado em Alagna, aos pés do Monte Rosa, ao norte da Itália. Veja a foto.

Precipício


Não pense que é fácil chegar lá. No verão é mais seguro, porém no inverno, a tarefa torna-se quase impossível devido às baixíssimas temperaturas (picos de -30ºC, com sensação térmica de -50ºC).

Durante todo o ano, um teleférico leva os esquiadores até Punta Idren, a 3.260 m. Dali, você poderá descer e enfrentar uma caminhada extenuante, porém inesquecível, até a tal cabana.

Também é bom saber que imprevistos acontecem e a escalada só é autorizada em tempo bom. Em Julho de 2004, quatro experientes alpinistas franceses morreram surpreendidos pelo mau tempo e no mesmo mês, um helicóptero caiu nas imediações da cabana, deixando os cincos ocupantes com ferimentos graves.

Hospedagem

O local da cabana fica num precipício com mil metros de queda livre sobre uma parede vertical (Veja a foto). No verão, num dia de sol e sem vento a temperatura gira em torno de -6ºC. Mas há beliches para dormir, banheiro, aquecedor, cozinha e gerador de energia elétrica. A diária é somente 29 euros.

No inverno, a cabana funciona somente como abrigo. As 19 primeiras pessoas que não conseguiram chegar a Punta Idren durante a escalada, tem a pernoite garantida no local. Mas não se esqueça dessa dica, garanta logo a sua hospedagem entre as 19 primeiras pessoas. Quem avisa, amigo é.

Muita gente prefere ir de helicóptero, que corta caminho pelo ar, com direito a vôo panorâmico e desembarque estilo 007 num platô, a poucos metros da cabana Margherita. O vôo fica em 230 euros. Uma bagatela.

Avisamos que os puristas criticam quem pega o atalho pelo ar porque aventura e cansaço fazem parte da emoção e ainda reclamam que o barulho do helicóptero pode provocar avalanches. Vá lá. É esporte radical pra ninguém reclamar.

Abertura da temporada: 18/06 até 11/09
Tel.: 0039 0163 91039.
Outras informações: Alagna e Monterosa.

Nenhum comentário: