13.7.05

Deprê só no Inverno!?

Image hosted by Photobucket.com
Dias frios podem causar depressão


Você sabia que o inverno tem muito a ver com depressão? Para se ter uma idéia, com o início dos dias frios, os casos de depressão chegam a aumentar em até 20% em relação à média normal. Os especialistas batizaram o surto de depressão sazonal, um problema que afeta mais as mulheres do que os homens.

A depressão sazonal tem início no inverno, mas pode ocorrer em outras épocas do ano, desde que o clima propicie o seu aparecimento. Os sintomas são típicos da depressão clássica, como desânimo, intensa fadiga, perda de energia, aumento do sono, alteração no apetite, irritabilidade, sonolência e mau-humor.
Segundo o médico Joel Rennó Jr, coordenador do Projeto de Atenção à Saúde Mental da Mulher do Instituto de Psiquiatria da USP, a explicação para o problema está principalmente nas funções biológicas do organismo. “A diminuição de horas diárias à exposição solar pode levar a mudanças neuroquímicas. A intensidade da luz é importante para a secreção, por exemplo, da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono”, conta.
Em alguns casos, a chegada da primavera pode amenizar o sofrimento, mas isso não é regra.
Um dos tratamentos mais conhecidos para a depressão sazonal é a fototerapia, um método que expõe o paciente a uma luz especial ultrabrilhante, a potência varia de acordo com os sintomas, e a aplicação deve ser feita com aparelhos específicos sem emissão de radiação ultravioleta.

A depressão sazonal é mais recorrente – por questões obvias – em países mais frios. Imagine que no inverno de Londres a temperatura varia entre 2 e 6 graus! Nessa época do ano o Sol vai dormir logo após as 16 horas. No verão a coisa não melhora muito, os termômetros marcam de 13 a 23 graus em média durante a estação.

O frio por lá é tão severo que no ano de 2003 o artista dinamarquês Olafur Eliasson amenizou o sofrimento dos londrinos com um Sol artificial em exposição na galeria Tate Modern. A exposição foi um sucesso, milhares de pessoas visitaram as instalações diariamente.

E Winter Blues!?

Preguiça na hora de pular da cama, desejo por massas e uma certa preguiça de começar uma tarefa? Não, você não está doente. Essas pequenas mudanças de comportamento no frio são chamadas de winter blues. “Não se trata de depressão sazonal, os sintomas são parecidos, só que mais sutis, não existe uma interferência no contexto global da vida das pessoas”, revela o dr. Joel.
Antes de achar que a depressão sazonal pegou você, vire de lado e durma mais cinco minutinhos, algumas delícias só são permitidas no inverno.
Depois desse tempinho na cama, se espreguice, tome um bom banho ou ducha e você estará pronto pra mais um dia de trabalho.

Nenhum comentário: