19.7.05

Somente para quem tem chefe idiota

Dr. Hoover
"Trabalhar com idiotas é uma das experiências mais comuns do planeta".

Dizem que o chefe idiota não tem a menor noção de bom senso e também não reconheceria um talento nem que fosse mordido por ele.
Mas afinal é uma benção ou não ter chefes idiotas?

How To Work De acordo com o consultor americano John Hoover, autor do livro How to work for an idiot – survivor and thrive without killing your boss, que permaneceu durante três meses nas listas dos mais vendidos nos EUA e que se considera um idiota em recuperação, "é melhor trabalhar para um imbecil do que para um maquiavélico ou paranóico e essas é uma das experiências mais comuns do planeta".
Para o autor, não adianta tentar fazer com que seu chefe mude porque "Não temos controle sobre a estupidez dos outros", afirma.

No entanto, Hoover afirma que poderia ser bem pior, "Devemos agradecer a existência de chefes idiotas porque há coisas piores que isso. Os idiotas até costumam ser simpáticos. Não muito espertos, mas boa gente. Já o maquiavélico pode ser tudo, menos estúpido e um erro de julgamento desse tipo pode fazer de sua vida vire um verdadeiro inferno".
O chefe idiota também não ouve sua equipe e não tem consciência de como suas palavras e ações afetam as pessoas. E para lidar com isso, você tem de mudar a forma como reage a ele. Se o seu chefe age dessa forma e você o deixar afetar negativamente, quem é o idiota? Mas seria bom você entendê-lo e se perguntar por que ele age daquela forma. Quando você o compreende, a comunicação acontece da melhor forma possível. Todos ganham.

Outros tipos de chefe

Chefe Deus – transcende o idiota, ninguém sabe como ele chegou a tal ponto, mas ele se acha o próprio deus em pessoa. O jeito é fazer com que nunca duvide disso.
Chefe Maquiavélico – extremamente inteligente. Todos os seus esforços são para atingir o topo, não se importando em quem terá que pisar para isso.
Chefe masoquista – acha que precisa ser punido e nunca se sente satisfeito consigo mesmo. Não permite que a equipe cumpra os objetivos porque significa fazê-lo menos miserável. Melhor pular fora.
Chefe sádico – Isso é o mais próximo do inferno que se pode chegar. Ele vai te manter vivo apenas para lhe torturar. Na frente dele, finja-se de masoquista, caso acredite, vai escolher outro para ser o bola da vez.
Chefe paranóico – Tudo e todos são ameaça para ele. Qualquer tentativa de sua parte para melhorias no serviço, poderá ser interpretado como um início de sabotagem.
Fonte: How to work for an idiot – survivor and thrive without killing your boss, de John Roover. Revista Você SA

Nenhum comentário: