30.7.05

"Soy loco por ti América..."

Cerca de 300 brasileiros são deportados em vôo fretado dos EUA
De nosso correspondente especial


Na próxima terça-feira, dia 02, o governo americano deportará, em vôo fretado, os brasileiros detidos por entrar ilegalmente no país.

O destino de cerca de 300 passageiros do Texas, é o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A maioria é de Minas Gerais, principalmente de Governador Valadares, mas há alguns passageiros de outros estados brasileiros.

Para não despertar protestos de familiares dos brasileiros, o governo tenta manter a data em sigilo. Esse é o primeiro vôo fretado com deportados no ano. Em 2004, foram três vôos, de acordo com o Consulado Brasileiro em Houston.

Presos
O primeiro deles saiu do Estado do Arizona, no dia 27 de janeiro do ano passado, levando 277 brasileiros, que foram acompanhados por vários senadores brasileiros e representantes de entidades de defesa dos direitos humanos.

Entre 350 e 400 brasileiros estão presos atualmente nos quatro centros de detenção de imigrantes ilegais do Texas, nas cidades de San Antonio, El Paso, Laredo e Harlingen.

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos explodiu nos últimos anos.

2000 - 202 brasileiros deportados
2001 - 500 brasileiros deportados
2002 - 1.376 brasileiros deportados
2003 - 2.414 brasileiros deportados


Entre outubro e junho de 2005, o número saltou para 4.402 brasileiros deportados.
Os brasileiros detidos foram flagrados pela Polícia Fronteiriça sem visto de entrada nos Estados Unidos depois de atravessar a fronteira com o México, ou ficaram no país com o visto de turista vencido.

Ficção
Na ficção, o tema é retratado pela autora da novela América, Glória Peres. A heroína da trama, Sol, faz de tudo para atingir o seu sonho de ir trabalhar nos EUA, tentando entrar no país de várias formas, inclusive ilegais.

De acordo com as autoridades da Polícia Fronteiriça dos EUA, o número de brasileiros que tentam entrar ilegalmente no país aumentou consideravelmente com a exibição da novela.

Nenhum comentário: