11.8.05

Socorro

RIO PÓ CONTAMINADO COM DEJETO DE COCAÍNA

Milão – De acordo com artigo publicado no site do jornal Environmental Health, foi encontrada grande quantidade de subproduto da cocaína no rio Pó (Norte da Itália), por cientistas, sugerindo que o consumo da droga é bem maior do que se calculava.

Por dia, o rio transporta aproximadamente 4 kg da substância benzoilecgonina (BE), que é repassada através do sistema de esgoto. Esse derivado estável BE, quando metabolizado pelo organismo, é expelido pela urina – não podendo ser produzido de outra forma. Entre 5% a 6% da droga pura é liberada na urina e 50% como resíduos metabólicos.

Através de equipamentos sofisticados, os pesquisadores conseguiram achar os traços de BE nas águas do rio (fala-se em nanogramas), que foi depurada e medida. Segundo cálculos feitos, para cada mil pessoas entre 15 e 34 anos, consome-se 27 doses de cocaína (100 mg) diários. “Essa estimativa excede em muito os números oficiais”, afirma o documento no site.

Nas margens do rio Pó, o maior rio da Itália, vivem cinco milhões de pessoas e conforme registro da polícia, 15 mil doses de cocaína são consumidas diariamente. Mas os cientistas sustentam que o número é bem maior.

A descoberta foi considerada como "incrível" pela equipe do Instituto Mario Negri para Pesquisa Farmacológica, em Milão, porque "a quantidade de cocaína que passa pelo rio Pó em um ano é de 1,5 tonelada. Nas ruas, isso vale nada menos do que 150 milhões de euro" escreveram os cientistas.

Por motivos de manutenção nos servidores do Blogspot, este blog ficou sem post no dia de ontem. Hoje, voltamos ao normal "De Ponta Cabeça".

Fonte: JB

Nenhum comentário: