25.1.06

França é uma nação blogueira

Eficiência na Blogosfera


França é uma nação blogueira. A frase é da consultora alemã em mídia interativa Katja Riefler e foi postada no weblog E-Media Tidbits nesta semana. Na situação, Riefler diz ter aprendido (lendo a Digital Lifestyle Day) que os blogs possuem uma audiência tão grande quanto a das mídias tradicionais. Os dados coletados pela consultora comprovam não só a grandiosidade da Blogosfera, como também sua eficiência.

Segundo Riefler, de acordo com o vice-presidente da Six Apart Loic Le Meur, 17 milhões ou 73% dos internautas franceses estão familiarizados com os blogs. Le Meur aponta que 6,7 milhões lêem weblogs e cerca de 1 em 10 usuários já criou um weblog.

A questão aqui não é mostrar a França como uma supernação blogueira (até porque o Brasil não fica atrás), mas sim se apoiar num evento para mostrar, assim como uma colônia de formigas, o quanto eficazes podem ser os elos da Blogosfera e as informações disseminadas via weblogs.

Um exemplo claro de tal eficácia citado pela consultora - e assino embaixo em termos de veículos e propagação de informações realmente relevantes, pois percebi o mesmo impacto - foi o dos conflitos recentes ocorridos em Paris. De acordo com Riefler, no episódio Le Meur teria postado um vídeo do ministro da cultura da França que gerou 100 mil downloads e 500 comentários.

Em tal evento os weblog se mostraram durante todo o ocorrido - assim como na invasão dos Estados Unidos ao Iraque - uma importante porta de comunicação em diversos sentidos. Mais que isso, mostra com clareza a natureza e a proposta do jornalismo cidadão, que não necessariamente precisa estar sob a bandeira de um conglomerado ou de um site de jornalismo colaborativo.

Mario Lima Cavalcanti (Colaborou William Vianna)

Valeu Will! Beijos ;-P

Nenhum comentário: