12.1.06

Talento: você o reconhece quando o vê?

Image Hosted by ImageShack.us


Como você definiria talento? Sabe reconhecê-lo? Sabe quem o tem ? Nasce com a pessoa ou existe uma fórmula mágica para adquiri-lo? Bom defina você após ler a lista de atributos que, segundo alguns dos melhores fomentadores de talentos que há na praça o define:

Um verdadeiro exemplo de talento é aquele que...

Deixa transparecer sua paixão – Há pessoas entusiastas, as que são evidentemente fanáticas e apaixonadas por tudo. E há as que não são. Encontre as que são.

Serve de inspiração aos demais – A faculdade de inspirar é elusiva. É difícil identificá-las em entrevistas, por exemplo. É claro que é possível avaliar experiências de liderança. O melhor teste: essa pessoa me inspira ou inspira ao entrevistador?

Adora estar sob pressão – Um dos motivos por quais ex-atletas tendem a se dar bem em posições de liderança diz ao fato de ter sido postos à prova em um caldeirão em ebulição. Em geral, são pessoas tagarelando ou pisando em falso enquanto as coisas estão calmas... e então, quando vêem a desordem e o alvoroço triunfam de forma fenomenal.

Anseia por ação – Larry Bossidy, ex-presidente da Honeywell, diz que identifica dois tipos de pessoa em sua entrevistas. As que falam sobre “visão e filosofia”. E as que falam sobre os detalhes sórdidos das coisas que conseguiram realizar...sobre as barreiras que tiveram para pôr abaixo para realizá-las...sobre as pessoas que armaram um barraco para realizá-las. O conselho de Bossidy é: fique com essas últimas, as obstinadas por ação.

Sabe como concluir um trabalho - Pessoas que não deixam de fazer os últimos 2% necessários à conclusão de um trabalho. Muita gente é boa nos primeiros 98%, mas não consegue juntar as pontas soltas das questôes políticas – as quais constituem a essência da paixão pela implementação com impacto.

Demonstra curiosidade – Jamais deve afirmar que há dois tipos de pessoa. O fato, porém, é que isso é verdade. Particularmente nesse quesito. Há as que não conseguem para de fazer perguntas. E as que não fazem perguntas. Vote nas primeiras! E fique com elas!!!

Encarna um espírito “ esquisito” – “Esquisitice” é bom por uma única razão: vivemos em tempos singulares. Por conseguinte ( lógica elementar): necessitamos de um banco de talentos ecléticos/esquisitos/singulares. Quem deseja clones?

Transpira senso de diversão – Senso de diversão não é exatamente a mesma coisa que “energia” . É algo presente em pessoas que têm um “ brilho no olhar”. Pessoas fanáticas por perfomance, mas que são capazes de criar um ambiente animado. Isso vale tanto para o candidato de 23 anos a uma vaga nas linhas de frente, quanto na busca por um executivo de alto escalão.

Tem alta capacidade de reflexão - Ser apenas inteligente não basta para chegar perto do topo, é preciso saber refletir sobre os acontecimentos. Contudo, a natureza desafiadora da conjuntura atual de fato requer um certo grau de inteligência. Importante, sim. Extremamente importante, e característica incomparável com as “ outras coisas” de que já foram citadas.

Fonte: Você S/A

Gosto disso, beijinhos. ; -P

Nenhum comentário: