31.1.06

1001 Desculpas Esfarrapadas de Políticos

Image Hosted by ImageShack.us


Que 2005 foi o ano em que os políticos brasileiros viraram celebridades, disso ninguém duvida. Eles ultrapassaram as fronteiras, estamparam as páginas dos noticiários internacionais e ainda conseguiram manter o ibope da TV Senado em alta, fazendo inveja a muita emissora de nome por aí. E quem acha que essa notoriedade toda acabou com o ano que passou, está muito enganado, porque eles continuam aprontando, tentando fazer com que o povo brasileiro engula suas justificativas rotas e que não enganam nem mais algumas criancinhas.

Pensando nisso, nós aqui da redação, de olho nas novidades, fomos buscar, uma entrevista exclusiva com o autor do livro “1001 Desculpas esfarrapadas de Político”, Guca Domenico, que acabou de chegar às livrarias. O texto é bem humorado e arrasador desse também compositor Língua de Trapo e está recheado de frases pinçadas dos parlamentares, abordando desde deslizes mais leves até tudo o mais que, nós, brasileiros, estamos cansados de ver.

De Ponta Cabeça: Há quanto tempo você coleciona desculpas esfarrapadas de políticos?
Guca Domenico: Desde que começou o horário político, acho que em 1978, quando só aparecia o retratinho do fulano e uma locução, tipo "Mauro José Pereira, advogado, pai de 4 filhos, gosta de churrasco, candidato a deputado federal, PDS." Nunca perdi um! Todo mundo me achava estranho, gostar desse tipo de programa, mas eu acho mais engraçado que qualquer programa de humor. Esses programas eram e são a verdadeira zorra, o pânico.

DPC – E como você vê a política atual?
Guca: Acho que é um mal necessário. Os políticos se aproveitam que o cidadão não quer se envolver, então ele se envolve, envolvem a mulher, os filhos, os sobrinhos, a tia-avó, a amante... enfim, todo mundo tira sua lasquinha, enquanto nós que pagamos o salário deles, ficamos reclamando que o Mengo não sai do buraco, que a vilã da novela das 8 está prejudicando o romance do mocinho com a mocinha. A gente não pode perder de vista que nossos governantes foram eleitos pelo povo, não foram nomeados por uma entidade divina. A culpa é sua, minha, nossa. A sorte é deles!

DPC - Qual o político número 1 das desculpas?
Guca - Esta é uma questão difícil. Como regra, o político que está no poder é sempre o melhor posicionado no ranking. Quanto maior o cargo, maior a responsa, maior a desculpa esfarrapada. Atualmente, o Lula tem dado declarações que favorecem e facilitam muito o trabalho dos humoristas, mas entre os morto-vivos, Paulo Maluf tem jóias insuperáveis, como "estupra mas não mata" e "professora não ganha pouco, só é mal-casada".

DPC - Dentre os políticos da nova geração, foi notável a participação do neto de ACM, o que você achou do desempenho em frente às camêras?
Guca - O neto do ACM é muito bom, puxou o avô - que é a malvadeza em pessoa. A Globo está apostando no garoto. Se ele não for eleito governador da Bahia, talvez seja contratado para fazer uma ponta no "Malhação". Esperem só e confiram.

DPC- Qual o político que mais lhe chama atenção atualmente?
Guca - A Rosinha Garotinho de biquini chama muito minha atenção. Principalmente pelo exemplo que ela dá às outras mulheres. É um desprendimento total da vaidade feminina. Aparecer em público com tanta celulite é fantástico. A Heloisa Helena também chama minha atenção, mas porque ela grita muito, então não tem jeito de não prestar atenção nela.

DPC - O que acha do governo de Lula?
Guca - Eu esperava que ele fosse menos medíocre, só isso. E também esperava que ele tivesse deixado de lado seu complexo de inferioridade em relação ao sociólogo FHC. O governo Lula é um plágio descarado. Esse governo é como aquela mulher que a gente tentou conquistar e ela ficou fazendo doce. Depois de muito tempo, quando finalmente ela resolveu dar pra gente, descobrimos que ela tem estria, varizes, celulite, não tem bunda, tá com o peito caído e ainda por cima é frígida. Não tem como brochar com esse governo. Votei nele e nunca mais. Pensei que o Lula tivesse coragem pra peitar a elite. Não teve. É complexado.

DPC - 2005 foi o ano da política brasileira?
Guca - Todo ano é ano da política brasileira, mas em termos de mídia, 2005 foi imbatível. As CPIs foram ótimos programas de humor e terror. Duda Mendonça chorando pro Brasil inteiro ver, tendo mais de 20 milhões declarados num paraíso fiscal... Realmente, foi o grande momento.

DPC - Em que momento surgiu a idéia do livro?
Guca - Sou telespectador assíduo da TV Câmara, TV Senado e outros programas trash. Quando o Delúbio Soares, o Duda Mendonça e outros envolvidos nessa história de mensalão, começaram a dar declarações estapafúrdias, tive a idéia de "romancear" as declarações deles. Porque, se você prestar atenção,são desculpas maravilhosas do ponto de vista da criação. Claro que não tem nada a ver com a realidade, mas são bem urdidas. A gente acredita em novela, em filme do Super Homem, não acredita? Então...


1001 Desculpas Esfarrapadas de Políticos
Editora Claridade

Visite também o Blog do Língua de Trapo

Nenhum comentário: